
O parque industrial do município é constituído por 112 empresas de micro, pequeno e médio porte. O principal segmento é a indústria madeireira com 48% dos estabelecimentos, oferecendo produtos de maior valor agregado com as esquadrias, compensados, móveis e casas pré-fabricadas, além de bebidas e água mineral.
Esquadrias de Madeira
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Madeira processada mecanicamente, estima-se que a capacidade instalada de produção brasileira de portas seja de 6 milhões de peças por ano, o que significa que nossa região, com 56 fábricas, (colocando nesse cálculo os municípios vizinhos), produz efetivamente 18,6% da produção brasileira de portas, já que é responsável por uma produção mensal de 93 mil portas e cerca de 55 mil janelas, ou 1.116.000 portas/ano e 660.000 janelas/ano.
Agroindústrias
As agroindústrias de Porto União significam hoje 25% da economia do município. São 26 agroindústrias espalhadas por todo o interior, envolvendo mais de 250 famílias.
Uma das consequências mais positivas dessas agroindústrias é a redução do êxodo rural e a geração de renda para os agricultores.
Porto União possui quatro agroindústrias que produzem embutidos todas com inspeção municipal e federal. Os principais são a lingüiça, o salame, o lombo defumado, a costelinha, o bacon, a linguicinha e o chouriço.